Social Icons

Pages

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sábio ou arrogante?

Atos 17

pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. (Atos 17:23 NVI)

Paulo era um homem extremamente inteligente e sábio e temos muito o que aprender com Ele. 

Estamos sujeitos a um grande erro: arrogância. Acontece quando começamos a achar que estamos certos de tudo e que o outro nunca sabe de nada. Pode ser assim numa discussão com seu cônjuge ou amigo, num debate com pessoas com idéias diferentes ou até em algum assunto em que Deus quer te tratar mas você cisma que tem que ser do seu jeito. Isso é arrogância. 

Quando Paulo chega à Atenas, se depara com uma cultura de muita adoração à muitos deuses, imagens e ideais. Honestamente, não muito diferente do que vivemos hoje. Ele, realmente estava certo mas se chegasse gritando aos quatro ventos que todos aqueles deuses eram apenas imagens e que o Deus que ele estava apresentando era o único, ninguém o ouviria pois seria tido como fanático arrogante. 

Ao invés disso, Paulo usa de sua sabedoria. Ele estuda o ambiente, a cultura em que está e apresenta o Senhor de uma forma que não ofendesse aquelas pessoas. Assim, ele é ouvido, sua mensagem assimilada, e pessoas foram atraídas a Jesus. 

Quem muito grita, nada fala. Escolha ser sábio! Ouça o outro, compreenda o que ele está lhe dizendo. Você não é o "dono da verdade", quem sabe o outro tenha algo para te ensinar. Mas, se mesmo depois de ouvi-lo você concluir que ainda tem algo que precisa ser ouvido, escolha transmitir a sua mensagem de forma sábia e não arrogante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates